Pesquisar

domingo, 2 de outubro de 2011

História dos Roedores

A História dos Roedores tem início há cerca de 70 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Norte, onde um animal semelhante a um esquilo ou a um musaranho, que vivia em árvores, pode ter sido o ancestral dos atuais roedores e também dos primatas, os quais possuíam um certo grau de parentesco. Desde então os roedores tem ocupado todo o planeta, indo de desertos até a geleiras, sendo um dos grupos de animais mais prósperos da Terra, sendo atualmente o grupo de mamíferos de maior número de espécies, mais de 1700 espécies.



Todos os roedores são essencialmente herbívoros, porém não rejeitem pequenos animais em suas dietas, possuem 2 incisivos grandes que nunca param de cresce, sendo que os caninos, incisivos e pré-molares anteriores faltam, e os molares e pré-molares restantes são altos e prismáticos. Nem todos os roedores foram pequenos como os ratos de hoje, alias o maior roedor atual é a nossa capivara, que pode pesar mais de 50 kg, porém há 50 mil anos atrás existiam castores que eram do tamanho de ursos, como o Castor Gigante (abaixo uma foto de como seriam) e capivaras enormes.




A ordem dos roedores está dividida em 3 subordens as quais são os Sciuromorpha (esquilos, etc), os Myomorpha (ratos,etc) e os Hystricomorpha (porcos-espinhos, etc), já os coelhos e lebres são parentes próximos dos roedores, pórem estão agrupados em outra ordem, a dos Lagomorfos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário